HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Promulgada em 5 de outubro de 1988, a nova Constituição Federal representou um significativo avanço para a democracia no Brasil. Denominada Constituição Cidadã, a nova Constituição procurou sanar as deficiências democráticas da sociedade, incluindo amplos direitos sociais, políticos e civis. Nesse quadro, a Educação ganhou especial destaque, sendo reconhecida como "direito de todos e dever do Estado e da família" (Art. 205). Já no o Artigo 206, encontramos os princípios sobre os quais devem orientar-se as práticas de ensino no Brasil.

 

Dos princípios abaixo, é CORRETO o que se afirma em:

 

I Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

II Liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

III Gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais públicos ou privados.

IV Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

V Valorização dos profissionais da educação escolar.

VI Gestão democrática das escolas particulares, na forma da lei.

VII Garantia parcial do padrão de qualidade.

 

Assinale a sequência CORRETA.


I, II, IV e V.


II, IV, V e VII.


III, IV, V e VII.


II, III, V e VI.


I, III, IV e V.

Segundo Oliveira (2006, p. 27), “a educação como atividade especificamente humana faz parte inerente da vida sociocultural do indivíduo. Pela educação o indivíduo é integrado à cultura e à sociedade existente, mas simultaneamente a educação possibilita a intervenção do ser humano no processo de mudança social”.

 

Sobre do sentido sociocultural da educação, classifique as afirmativas a seguir em (V) verdadeiras ou (F) falsas.

 

( ) A educação promove a integração social e cultural do indivíduo.

( ) A educação é um fenômeno restrito ao âmbito das aprendizagens escolares.

( ) A educação atua como uma força criadora e plástica presente na condição humana.

( ) A educação é um ato político e possibilita ao homem intervir no processo de mudança social.

( ) A educação promove a formalização da escola como espaço de reprodução dos padrões socioculturais.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, V, F, F, V.


F, V, V, F, V.


V, V, F, F, V.


V, F, V, F, F.


V, F, V, V, F.

No início da década de 1980, o regime militar dava sinais de enfraquecimento, entrando em curso o lento processo de redemocratização. A sociedade civil, a classe política, as organizações estudantis apresentavam-se de modo mais contundente contra o arbítrio, buscando recuperar espaços perdidos.

 

A respeito da educação no período de redemocratização, avalie as afirmações a seguir.

 

I O fim da ditadura levou diversos grupos representativos da sociedade civil encerraram suas atividades, pois já não havia mais a necessidade de um trabalho intenso de luta popular.

II O debate pedagógico realizado pelas Conferências Brasileiras de Educação contribuiu sobremaneira com as reflexões e a busca de soluções para os diversos problemas do campo educacional.

III A inclusão das disciplinas de Educação Moral e Cívica e OSPB no currículo escolar revelou a intenção de educar politicamente a juventude, inserindo os jovens na militância política.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, apenas.


II, apenas.


I, apenas.


II e III.


I e II.

Em 1971, a reforma da educação tornou o ensino profissional obrigatório nas escolas brasileiras. A reforma proposta implicava “abandonar o ensino verbalístico e academizante para partir, vigorosamente, para um sistema educativo de 1º e 2º grau voltado às necessidades do desenvolvimento”, dizia a mensagem do ministro da Educação, Jarbas Passarinho, enviada com o projeto que daria origem à Lei 5.692.

 

Considerando as características do modelo de educação tecnicista implementado pelo regime militar, avalie as afirmações a seguir.

 

I O modelo pedagógico tecnicista encontrava-se articulado ao sistema produtivo da sociedade industrial e tecnológica e tinha como objetivo formar indivíduos para o mercado de trabalho.

II O modelo tecnicista valorizava a articulação das experiências extraescolares com os conteúdos do currículo em vista da produção de um saber crítico e reflexivo.

III A adaptação do ensino à concepção típica da mentalidade tecnocrática da sociedade industrial consolidou a formação das competências de responsabilidade e cidadania.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


I e II.


I, apenas.


III, apenas.


II, apenas.

Para os signatários do Manifesto da Educação Nova, o novo homem, com novos hábitos, disciplina, cooperação e solidariedade não pode ser formado pelo modelo verbalista e enciclopédico da escola tradicional. A dinâmica de transformação da sociedade e da ciência colocaram em questão os limites da velha pedagogia, destacando:

 

I os novos lugares dos sujeitos da educação: o aluno como sujeito do processo de ensino-aprendizagem; o professor como estimulador da curiosidade e mediador da construção do conhecimento.

II a centralidade do professor como sujeito que detém o saber, e cuja autoridade lhe assegura a transmissão dos conhecimentos de humanidades, ciências, e dos valores fundamentais para a vida em sociedade.

III a escola como fundamento da sociedade humana, espaço de aquisição ativa da cultura e enunciação concreta de uma profunda obra social que ultrapassasse o estreito quadro dos interesses de classes.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


I e II.


I, somente.


II, somente.


III, somente.

Segundo os signatários do Manifesto de 1932, “toda a educação varia sempre em função de uma "concepção da vida", refletindo, em cada época, a filosofia predominante que é determinada, a seu turno, pela estrutura da sociedade”.

 

(Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em: 09 dez. 2015)

 

Acerca da crítica feita pelos Pioneiros da Educação Nova à pedagogia tradicional, julgue os itens a seguir.

 

I O Manifesto de 1932 refletia uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional.

II A educação nova destacava a defesa pela escola católica e pelo método jesuítico, numa associação da cultura clássica e dos princípios cristãos.

III O Manifesto de 1932 defendia o caráter tradicional do ensino e das práticas enciclopedistas como método adequado à instrução escolar.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


I, somente.


III, somente.


I e II.


II, somente.

Segundo Aranha (2006, p. 140), “[...] foram os jesuítas que, em maior número e atuação efetiva, obtiveram resultado mais significativo, porque se empenharam na atividade pedagógica, para eles considerada primordial”. Sobre a atividade pedagógica jesuítica, é CORRETO afirmar que:


o Ratio Studiorum, servia como manual de responsabilidade, desempenho, subordinação e relacionamento dos membros dos colégios da Companhia de Jesus.


a pedagogia jesuítica fundamentava-se na promoção da autonomia intelectual e na crítica da ordem social, do poder político, dos valores, dos costumes e da fé cristã.


a leitura e a discussão dos textos clássicos da literatura, da filosofia e dos pensadores renascentistas constituía a base da formação intelectual oferecida pelos jesuítas.


o método educacional das escolas jesuítas seguiam as diretrizes do Ratio Studiorum eram ministradas de modo verbal e baseavam-se no diálogo crítico e reflexivo.


o ensino regular, responsabilidade dos missionários jesuítas, era igualmente ofertado e atendia, indistintamente, os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.

Durante a colônia, a aliança entre a Coroa Portuguesa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade da Companhia de Jesus, que, dedicando-se à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, reproduzia a conformação intelectual e disciplinar necessárias à criação de uma elite erudita, religiosa e moralmente abancada sobre os princípios e valores conservadorismo político europeu. Sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens a seguir.

 

I O ensino regular que ficava a cargo dos Missionários Jesuítas, e atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.

II A pedagogia jesuítica sinalizava clara intenção de preservação da doutrina tradicional católica, da disciplina da razão e da submissão à fé.

III O “subsídio literário” foi criado pela Coroa Portuguesa para custear o trabalho pedagógico dos Jesuítas nas diferentes áreas de missão espalhadas pela colônia.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e II.


III, somente.


I e III.


II, somente.

Walter Benjamin traça a sua concepção de memória a partir das críticas que elabora sobre a linearidade temporal e a ideia de progresso presente no historicismo alemão. Para o filósofo, o equívoco da linearidade temporal não só pressupõe uma ideia também equivocada de progresso como desconsidera os desvios e as descontinuidades que tramam a história.

 

A respeito da relação homem/memória/história, analise as afirmações a seguir.

 

I A memória indica a habilidade de recordação do passado a partir da linearidade temporal dos fatos.

II A memória caracteriza o processo de rememoração que limita o passado ao tempo do acontecimento.

III A memória permite que o homem se aproprie do curso da história, transitando entre o passado e presente.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.


III, somente.


I e II.


I e III.


I, somente.

De acordo com Walter Benjamin, a memória torna possível que, ao deslocar-se entre passado e presente, o narrador se aproprie do curso da história e transite pelo tempo criando pontos de conexão, quiasmas, intermezzi; uma espécie de comunicação sintagmática, manifestada em entremeios.

 

Sobre o conceito de memória em Walter Benjamin, julgue os itens a seguir.

 

I A memória tece a rede que em última instância todas as histórias constituem entre si.

II A memória indica a habilidade de recordação do passado a partir da linearidade temporal dos fatos.

III A memória caracteriza o processo de rememoração que limita o passado ao tempo do acontecimento.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


I, somente.


II, somente.


III, somente.


I e III.

Páginas: 12345678910
11